O governador em exercício, Felicio Ramuth, inaugurou, nesta terça-feira (18), a Unidade de Psiquiatria do Hospital Leonor Mendes de Barros, reforçando o compromisso do Governo do Estado com a regionalização da saúde e a ampliação da assistência à saúde mental. O novo equipamento, sob gestão da Sociedade Beneficente São Camilo, contará com 16 leitos exclusivos para atendimentos psiquiátricos, tornando-se referência para 39 municípios da região do Vale do Paraíba.
“A saúde mental tem sido uma das grandes preocupações do nosso tempo. Estamos enfrentando esse desafio com planejamento e ações concretas. Há dois anos, trabalhamos intensamente na regionalização da saúde, ouvindo as cidades e identificando as necessidades mais urgentes. A ampliação de leitos psiquiátricos, como estamos fazendo aqui, atende a uma das principais demandas da população. Nosso objetivo é garantir que esses leitos sejam utilizados da melhor forma e expandi-los conforme a necessidade”, destacou Felicio Ramuth.
A cerimônia contou com a presença de autoridades como a diretora regional de Saúde de Taubaté, Ana Beatriz Hernandez; o prefeito de Campos do Jordão, Carlos Eduardo Pereira da Silva; o superintendente da Sede das Entidades Camilianas no Brasil, Justino Scatolin, além de parlamentares estaduais e municipais.
A nova unidade será contemplada pela Tabela SUS Paulista, um programa criado pelo Governo do Estado para fortalecer as entidades filantrópicas, garantindo repasses até cinco vezes superiores aos valores pagos pelo SUS federal. Em 2024, o Hospital Leonor Mendes de Barros recebeu mais de R$ 7 milhões através desse programa, e, com a nova ala psiquiátrica, poderá contar com um repasse adicional de aproximadamente R$ 972 mil anuais, conforme os serviços prestados.
Hospital Leonor Mendes de Barros
Referência no tratamento da tuberculose em São Paulo, o Hospital Leonor Mendes de Barros integra o Programa de Controle da Tuberculose do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria de Estado da Saúde. Além da nova ala psiquiátrica, a instituição dispõe de um ambulatórios médico de especialidades, oferecendo atendimento em diversas áreas, como cardiologia, neurocirurgia, pneumologia, infectologia, psiquiatria e cirurgia geral.
Atualmente, o hospital conta com 146 leitos, sendo 136 destinados à tisiologia e 10 para Clínica Médica. Com a ampliação da estrutura, o hospital fortalece seu papel na rede de saúde do Vale do Paraíba, garantindo maior suporte para pacientes com transtornos mentais e promovendo um atendimento mais humanizado.
A entrega da unidade de psiquiatria reforça a prioridade do Governo de São Paulo em regionalizar e fortalecer a assistência à saúde mental, um compromisso assumido por Tarcisio de Freitas desde o início de sua gestão.