Foto: Valter Campanato – Agência Brasil

Deputado Ramagem depõe sobre tentativa de golpe de 8 de Janeiro

O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), que também ocupou o cargo de diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), prestou depoimento nesta terça-feira (5) no inquérito conduzido pela Polícia Federal que investiga a tentativa de golpe de Estado do dia 8 de janeiro de 2023. A audiência, que se estendeu por aproximadamente duas horas, teve como foco o suposto envolvimento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros aliados em manobras para invalidar o resultado eleitoral.

Segundo a TV Globo, novos dados surgiram a partir de arquivos deletados por Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, revelando indícios de que os envolvidos estariam monitorando autoridades em uma possível tentativa de usurpar o resultado das eleições que colocaram Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Presidência. Essas provas reforçam as suspeitas de participação direta de Bolsonaro e seus aliados.

A investigação, que segue em ritmo intenso, deve ouvir ainda nesta quarta-feira outras figuras de interesse, incluindo os militares Anderson Lima e Carlos Geovani. Ambos foram vinculados à trama após a análise de documentos e provas que conectam a Abin ao caso.

Espera-se que o inquérito seja concluído em novembro. Até o momento, as apurações indicam que Bolsonaro teria participado de várias reuniões no Palácio da Alvorada, entre a eleição e a posse de Lula, para discutir a possibilidade de um golpe.

WhatsApp
Facebook
Twitter