O Vaticano divulgou neste domingo (16) a primeira imagem pública do Papa Francisco desde o início de sua internação. Na foto, o Pontífice aparece celebrando a Santa Missa na capela do apartamento onde está se recuperando, no décimo andar do hospital Policlínico Gemelli, em Roma. A imagem, compartilhada pela Sala de Imprensa da Santa Sé, mostra o líder da Igreja Católica, de 88 anos, em um momento de oração durante a celebração eucarística.
Na última sexta-feira (14), o Vaticano anunciou que reduziria a frequência das atualizações médicas sobre o Papa, devido à evolução positiva de seu quadro clínico. Além disso, os comunicados matinais informando sobre suas noites de sono foram suspensos. Segundo os médicos, Francisco já não se encontra em estado crítico, mas sua saúde segue demandando cuidados, especialmente por conta da idade, da mobilidade reduzida e da perda de parte de um pulmão na juventude.
Internação e evolução do quadro
O Papa Francisco foi internado em 14 de fevereiro após enfrentar um episódio severo de bronquite, que comprometeu sua capacidade de falar. Os médicos diagnosticaram pneumonia dupla e uma infecção polimicrobiana. As primeiras semanas de internação foram marcadas por dificuldades respiratórias, episódios de insuficiência renal leve e crises de tosse intensa.
No entanto, na última semana, as atualizações médicas passaram a enfatizar a melhora progressiva do Pontífice, que segue em tratamento de fisioterapia respiratória e tem a ventilação mecânica gradualmente reduzida durante a noite. Exames recentes confirmaram que a infecção está regredindo.
Durante sua recuperação, Francisco participou de exercícios espirituais quaresmais no hospital, com uma agenda mais leve. Na última quinta-feira, quando completou 12 anos à frente da Igreja Católica, recebeu inúmeras mensagens e um bolo em comemoração. Nos últimos quatro domingos, a tradicional bênção dominical foi enviada por escrito, em vez de ser realizada da sacada do Vaticano.