Foto: Divulgação

Portugal integra aliança com Embraer e FAB para transformar o KC-390 em plataforma de vigilância com radar

A Força Aérea Portuguesa (FAP) confirmou, nesta terça-feira (1º), durante a LAAD Defence & Security, no Rio de Janeiro, a adesão a uma iniciativa conjunta com a Embraer e a Força Aérea Brasileira (FAB) para desenvolver capacidades de inteligência, vigilância e reconhecimento (IVR) no cargueiro militar KC-390 Millennium.

O projeto visa adaptar a aeronave multimissão com tecnologia de radar embarcado e sistemas avançados de comunicação, permitindo que o avião atue também como plataforma de monitoramento estratégico. O sistema proposto será modular e de rápida instalação, mantendo a versatilidade original da aeronave.

A cerimônia contou com a presença de autoridades das forças aéreas brasileira e portuguesa, além de executivos da Embraer. Um dos destaques foi a apresentação do conceito do novo sistema IVR, que está sendo projetado para ser integrado ao KC-390 sem comprometer suas funções tradicionais.

Segundo o tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, comandante da FAB, o programa avança com eficiência e está alinhado às necessidades operacionais futuras. Ele ressaltou o potencial da aeronave também para missões de patrulha marítima. Já o presidente da Embraer Defesa & Segurança, Bosco da Costa Junior, destacou o papel estratégico da parceria luso-brasileira na evolução do projeto.

A iniciativa se baseia nas capacidades já comprovadas do KC-390, como sua estrutura robusta, sistemas de autoproteção, além de sua facilidade de adaptação a diferentes tipos de missão. A aeronave vem demonstrando desempenho acima da média desde que foi incorporada à frota da FAB, em 2019, e da FAP, em 2023. Em 2024, foi a vez da Hungria colocar o modelo em operação.

Com taxa de sucesso superior a 99% em suas missões, o KC-390 se consolidou como uma referência no segmento de transporte tático. O modelo já foi adquirido por dez países, incluindo Suécia e Eslováquia, além de Brasil, Portugal, Coreia do Sul, Hungria, Holanda, Áustria, República Tcheca e um comprador ainda não identificado.

Se quiser, posso montar também uma versão para redes sociais, release ou roteiro de vídeo.

WhatsApp
Facebook
Twitter