O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparecem tecnicamente empatados em um possível segundo turno das eleições presidenciais de 2026, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (3).
Lula soma 44% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro registra 40%. A diferença de quatro pontos percentuais está no limite da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos para mais ou para menos. A pesquisa foi feita presencialmente entre os dias 27 e 31 de março, ouvindo 2.004 pessoas. O nível de confiança é de 95%.
Apesar de inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro continua sendo testado em cenários hipotéticos devido à sua forte presença no debate público e no eleitorado conservador.
Além do confronto entre Lula e Bolsonaro, a Quaest avaliou outros cenários de segundo turno, nos quais o atual presidente também lidera, mas com variações nos índices de rejeição e abstenção. Veja os resultados:
• Lula x Michelle Bolsonaro: 44% a 38%
• Lula x Tarcísio de Freitas: 43% a 37%
• Lula x Ratinho Jr.: 42% a 35%
• Lula x Pablo Marçal: 44% a 35%
• Lula x Eduardo Bolsonaro: 45% a 34%
• Lula x Romeu Zema: 43% a 31%
• Lula x Ronaldo Caiado: 44% a 30%
Em todos os cenários testados, Lula aparece na frente, mas os números indicam um cenário ainda indefinido, com percentuais expressivos de votos brancos, nulos e eleitores indecisos — que variam de 13% a 22% dependendo do adversário simulado.
A pesquisa também registrou aumento da desaprovação do governo Lula no Nordeste, que subiu nove pontos percentuais e chegou a 46%, além de índices de desconfiança quanto às suas intenções: 47% dos entrevistados disseram acreditar que o presidente “não é bem-intencionado”, contra 44% que disseram o contrário.