O advogado tributarista e escritor Rodrigo Cabrera Gonzales é um dos 13 candidatos à sucessão de Cacá Diegues na cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras. Natural de Bauru, e cidadão joseense por outorga da Câmara Municipal de São José dos Campos, Cabrera leva à disputa uma trajetória que combina direito, literatura e participação ativa na vida cultural.
Especializado em direito tributário e sócio-fundador do escritório Cabrera Gonzales Advogados, construiu uma carreira literária sólida, com mais de 17 livros publicados, entre poesias, ensaios jurídicos e análises políticas. Obras como “Golpe de Estado” e “Inelegibilidade: Ensaio sobre a quebra das desvirtudes políticas no Direito Eleitoral” revelam seu olhar atento às questões democráticas e jurídicas do país. Cabrera foi presidente da Academia Joseense de Letras, instituição que ocupa a cadeira 21 da e tem forte atuação no incentivo à cultura regional.
A eleição para a cadeira 7 será realizada no próximo dia 30 de abril. Duas outras cadeiras da ABL também estão atualmente vagas: a de Heloísa Teixeira (cadeira 30) e a de Marcos Vinicios Vilaça (cadeira 39).
Em sua campanha, Rodrigo Cabrera enviou uma carta individualizada a cada um dos 37 acadêmicos votantes. “Escrevi a cada imortal, apresentando minha trajetória e meu propósito de contribuir com a Academia e com a cultura brasileira”, afirma Cabrera.
Concorrendo com nomes como Míriam Leitão e Cristovam Buarque, Rodrigo Cabrera aposta no diálogo entre direito, literatura e compromisso cívico para conquistar seu espaço entre os imortais da ABL.