Foto: PDT

Deputado Félix Mendonça Júnior passa a ser investigado na Operação Overclean

A quarta fase da Operação Overclean, deflagrada nesta sexta-feira (27/6) pela Polícia Federal, trouxe um novo nome para o centro das investigações: o deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT-BA). Embora não tenha sido alvo de mandados de busca, o parlamentar foi incluído como investigado em um dos principais núcleos do esquema, que envolve suspeitas de fraudes em licitações, desvio de verbas públicas e manipulação de emendas parlamentares.

A ação, considerada uma das maiores operações da PF já realizadas na Bahia, resultou no afastamento de três prefeitos — de Boquira, Ibipitanga e Paratinga —, todos com vínculos políticos diretos com o deputado. As investigações indicam que, entre 2021 e 2024, houve liberação de emendas mediante pagamento de vantagens indevidas, além de indícios de direcionamento de processos licitatórios em prefeituras baianas.

A Polícia Federal também apura o uso de uma aeronave pertencente ao empresário Alex Parente, apontado como operador do esquema, por três deputados federais: Félix Mendonça Júnior (PDT), Elmar Nascimento (União Brasil) e Antônio Brito (PSD). O avião teria sido utilizado para transporte de valores em espécie e articulações políticas. Em uma das apreensões, foram encontrados R$ 1,5 milhão em Brasília, e uma planilha apreendida em dezembro de 2024 registra diversos voos com nomes de parlamentares e aliados próximos ao grupo investigado.

De acordo com a PF e a Controladoria-Geral da União (CGU), já foram identificados mais de R$ 1,4 bilhão em contratos suspeitos, muitos vinculados ao Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs). Diante da presença de autoridades com foro privilegiado, o caso está sob relatoria do Supremo Tribunal Federal desde janeiro deste ano.

Todos os envolvidos negam qualquer irregularidade. As investigações seguem sob sigilo, com análise de documentos, registros de voos e movimentações financeiras em andamento.

A Operação Overclean, iniciada para combater corrupção em prefeituras do Nordeste, agora atinge o coração das articulações políticas que envolvem emendas parlamentares — e pode ter novos desdobramentos nos próximos dias.

WhatsApp
Facebook
Twitter