Foto: Reprodução

Sete cidades da RMVale são reconhecidas como Municípios de Interesse Turístico

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou, em sessão extraordinária nesta quarta-feira (27), a inclusão de 70 novos Municípios de Interesse Turístico (MITs) no Estado. Com a decisão, São Paulo passa a ter 214 cidades oficialmente reconhecidas dentro da política de fomento ao setor, criada para fortalecer a infraestrutura e ampliar os atrativos turísticos.

Na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVale), sete cidades receberam o título: Arapeí, Lagoinha, Lorena, Pindamonhangaba, Piquete, Potim e Taubaté.

Avanço regional

Cada um dos municípios vê no selo uma oportunidade única de desenvolvimento. Arapeí, com seu patrimônio histórico e belezas naturais, reforça o apelo do turismo cultural e rural. Lagoinha desponta pelo ecoturismo e pelas rotas de aventura. Lorena, ponto estratégico do Vale, aposta no turismo religioso e universitário.

Já Pindamonhangaba e Taubaté, polos regionais, devem ampliar a visibilidade de seus eventos tradicionais e da estrutura urbana voltada a visitantes. Piquete, com forte vocação para o turismo de montanha, e Potim, ligado ao turismo religioso e de fé, também comemoram a conquista.

Reconhecimento e futuro

Apesar do título, os novos MITs só poderão acessar os recursos do Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens, a partir do próximo ciclo de ranqueamento, em 2027.

O secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, celebrou a aprovação. “São Paulo tem agora 44% dos municípios voltados para o turismo. É um modelo único no Brasil, que reforça a atividade como parte do bem-estar da população e como setor fundamental da economia”, destacou.

Para o presidente da Alesp, André do Prado, a votação unânime representou um marco. “É um dia histórico. Havia projetos parados há anos e conseguimos construir o consenso para avançar. Ganha todo o Estado, ganham as cidades e ganha o turismo paulista”, afirmou.

RMVale no mapa turístico

O título consolida a RMVale como um dos eixos mais promissores do turismo paulista. Agora, as sete cidades têm o desafio de preparar projetos e estruturar atrativos para garantir, no futuro, investimentos que qualifiquem ainda mais a experiência dos visitantes.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter