Uma nova rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (11/2), reafirma a vantagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa pela Presidência da República em 2026. O levantamento testou diferentes combinações de candidatos e mostra Lula liderando tanto no primeiro quanto no segundo turno das eleições previstas para outubro. 
No cenário estimulado de primeiro turno, Lula aparece à frente com percentuais entre cerca de 35% e 39% das intenções de voto, dependendo das simulações, seguido pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que surge em segundo lugar com algo em torno de 29% a 33%. O nome do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que havia sido cogitado em levantamentos anteriores, foi excluído dos cenários após ele confirmar que vai disputar a reeleição em São Paulo. 
Segunda etapa também favorece Lula
A vantagem do presidente se mantém quando os pares são levados ao segundo turno. Em todas as combinações testadas, Lula supera seus principais adversários. O confronto mais equilibrado apontado foi justamente contra Flávio Bolsonaro — com Lula rondando 43% das intenções e Flávio cerca de 38% — ainda dentro da margem de erro da pesquisa. 
Metodologia da pesquisa
O levantamento foi realizado com 2.004 eleitores entre os dias 5 e 9 de fevereiro, com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%, registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00249/2026. 
Lula x oposição
Embora Lula lidere consistente nos cenários, a pesquisa também indica que a distância para o principal opositor tem diminuído em comparação com levantamentos anteriores — um dado que acende atenção no ambiente político à medida que a campanha se aproxima. 

