O ex-prefeito de Boa Vista Arthur Henrique, do PL, saiu das urnas neste domingo, 21 de junho, como o candidato mais votado na eleição suplementar para o Governo de Roraima. A disputa foi realizada para definir quem comandará o Estado até o fim do mandato-tampão, depois da cassação da chapa eleita em 2022.
Apesar da vantagem nas urnas sobre Soldado Sampaio, do Republicanos, e Nelita Frank, do PT, a definição oficial ainda passa pela Justiça Eleitoral. Arthur concorreu com o registro de candidatura sob questionamento, em razão de discussões sobre o prazo de desincompatibilização.
Por esse motivo, os votos destinados ao candidato aparecem no sistema da Justiça Eleitoral como anulados sub judice, expressão usada quando a validade da candidatura ainda depende de julgamento. Na prática, o desempenho eleitoral não garante posse imediata enquanto não houver decisão definitiva.
A campanha de Arthur Henrique teve apoio de lideranças do PL na reta final. O senador Flávio Bolsonaro, do PL do Rio de Janeiro, pediu voto ao candidato e associou a candidatura ao campo bolsonarista.
Com a apuração encerrada, Roraima fica à espera da manifestação final da Justiça Eleitoral para saber se os votos de Arthur Henrique serão validados e se ele poderá ser diplomado como governador.

