Bananal, quase na fronteira de SP com o RJ, preserva a grandiosidade do Ciclo do Café com suas fazendas do século XVIII e a natureza exuberante da Serra da Bocaina. Com sua população de apenas 11 mil habitantes, é um retrato vivo da história brasileira, mantendo vivas as tradições e a arquitetura da época colonial. As fazendas históricas, que já hospedaram nomes como Dom Pedro I e Juscelino Kubitschek, são agora atrações turísticas que oferecem uma imersão cultural única.
Visitantes podem desfrutar da Mata Atlântica preservada, explorar trilhas de jipe, caminhar pela serra, e relaxar em cachoeiras. O artesanato local e a gastronomia caipira são outros destaques que atraem turistas para Bananal. A produção local de doces e cachaças complementa a experiência gastronômica.
A conservação histórica é notável nas construções com azulejos portugueses, cristais belgas e móveis de época, refletindo um período de opulência.
Para aqueles interessados em uma estadia mais profunda, fazendas como a Fazenda Resgate, Fazenda dos Coqueiros e Fazenda Loanda oferecem hospedagem e uma volta ao passado. A Fazenda Três Barras e a Fazenda Boa Vista, famosas por seus ilustres hóspedes e aparições em novelas, são testemunhos vivos da história nacional. A Fazenda Independência, nomeada em comemoração à independência do Brasil, é outro marco histórico acessível aos visitantes.
Bananal é acessível pela Rodovia Presidente Dutra, seguindo pelas rodovias SP-244/068 e SP-068
Informe Publicitário
São Paulo Convention & Visitors Bureau