Em agenda no Vale do Paraíba neste sábado (9), o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, reafirmou que o governo federal está empenhado em apoiar a recuperação da Avibras Indústria Aeroespacial, sediada em Jacareí. A empresa, referência no setor bélico, enfrenta grave crise financeira e está em recuperação judicial, com operações reduzidas há mais de dois anos.
Alckmin ressaltou que a retomada da Avibras é estratégica para a indústria nacional de defesa e citou outros investimentos no setor, como a entrega da fragata Jerônimo de Albuquerque para a Marinha do Brasil, construída em Itajaí (SC) pelo consórcio Águas Azuis, que reúne empresas como a Embraer e a Atech. O projeto, que prevê quatro embarcações e movimenta R$ 11 bilhões, é parte de um plano de modernização e fortalecimento da indústria naval.
Paralelamente, o vice-presidente também visitou concessionárias em Guaratinguetá e Pindamonhangaba para acompanhar os resultados do Programa Carro Sustentável, criado pelo governo federal e lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em publicação nas redes sociais, Alckmin comemorou dados da Anfavea que apontam crescimento de 15,7% nas vendas de veículos habilitados pelo programa no mês de julho, em comparação com o mesmo período de 2024.
Segundo ele, o desempenho reforça o potencial de políticas públicas voltadas à renovação da frota e à sustentabilidade, gerando impacto positivo tanto no meio ambiente quanto na economia. “Um ótimo momento para o setor automotivo”, escreveu.