Com o objetivo de promover o enfrentamento de condutas danosas no ambiente de trabalho, como o assédio moral e sexual e a discriminação, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo lançará, na próxima quinta-feira (21), uma cartilha comportamental voltada para os funcionários e parlamentares da Casa.
O documento reúne tópicos comportamentais e definições de assédio, violência de gênero e discriminação e propõe a criação de mecanismos para a prevenção dessas formas de violência no ambiente de trabalho. A cartilha também lista canais de denúncia, equipes de acolhimento e demais ferramentas de apoio às vítimas.
O material é resultado de um trabalho conjunto entre diferentes setores representativos da Alesp, como o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e o SOS Racismo, e contou com a colaboração de todas as 25 deputadas estaduais da Casa, principais vozes contra a discriminação e o assédio no Parlamento Paulista.
Lançamento
A Cartilha Comportamental será lançada na próxima quinta (21), em evento no Auditório Paulo Kobayashi da Alesp, com início às 14h30. A cerimônia, que será aberta ao público, promoverá a apresentação e o debate dos temas abordados pelo guia e contará com a presença do presidente da Alesp, André do Prado, e outros parlamentares.
Para contribuir com a discussão, a procuradora-geral do Estado, Inês Maria dos Santos Coimbra de Almeida Prado, e o primeiro subdefensor público-geral do Estado, Rafael Pitanga Guedes, participarão do lançamento. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal no Youtube do ILP (https://www.youtube.com/c/ilpsp).