Foto: Reprodução: Instagram @amelianaomisjc

Amélia Naomi recebe o troféu Trans Vive 2023

A vereadora de São José dos Campos Amélia Naomi (PT) recebe hoje (29) no dia da Visibilidade Trans, o troféu Trans Vive, concedido pela Associação Transbordamos em reconhecimento ao seu trabalho na defesa dos direitos humanos.

A associação concede o prêmio em virtude da apresentação pela vereadora de um projeto de lei que homenageia a memória da agente de endemias Suzy de Souza. Travesti, Suzy foi vítima de transfeminicídio em 2011 no município. É a primeira vez na história do país que uma praça recebe o nome de uma pessoa transgênero. A iniciativa contou com a colaboração do jornalista e professor universitário, coordenador da cátedra de Diversidade da UNISE, Fabrício Correia, CEO da Kocmoc New Future Entertainment, responsável pela agência de notícias “Conversa de Bastidores”. Ex-vereador de São José dos Campos e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Fabrício também foi co-autor do projeto que suspendia a resolução do Ministério da Saúde da doação de sangue por homens gays.

“O projeto é de extrema importância para quebrarmos o preconceito. Suzy foi uma servidora pública exemplar, amada por sua comunidade e a homenagem reforça a necessidade da retomada de políticas em pról dos direitos humanos.”, afirmou a vereadora ao blog.

Para Fabrício Correia, é um momento ímpar para a compreensão da multiplicidade do gênero humano.

“Apresentamos o projeto como ação afirmativa para deixarmos claro que a única coisa que nos torna iguais é sermos diferentes. O ineditismo do ato reforça ainda mais a necessidade de políticas públicas voltadas para o combate ao preconceito e a defesa dos direitos humanos. Infelizmente continuamos a ser o país que mais mata sua população trans no mundo.”, finalizou o professor.

A premiação será concedida no dia de hoje, a partir das 18 horas, no Cine Teatro Santana, em São José dos Campos.

WhatsApp
Facebook
Twitter