Foi com muitas homenagens e a presença de autoridades que o corpo da deputada federal Amália Barros, de 39 anos, foi sepultado na manhã desta segunda-feira (13/5).
Amália faleceu após complicações decorrentes de uma cirurgia para a retirada de um nódulo no pâncreas. O sepultamento ocorreu no Cemitério Municipal da Saudade, em Mogi Mirim (SP), cidade onde a deputada nasceu.
Estiveram presentes na cerimônia amigos, parentes e autoridades, incluindo o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, a presidente do PL Mulher, Michelle Bolsonaro, e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Ao final, os presentes soltaram balões verdes e amarelos em homenagem a Amália.
O velório foi realizado no prédio da prefeitura de Mogi Mirim no domingo, com a presença das forças de segurança do município. Nas redes sociais, apoiadores e amigos se despediram da deputada, destacando sua liderança e inspiração. Amália era deputada federal eleita pelo PL do Mato Grosso e vice-presidente do PL Mulher, além de ser próxima de Michelle Bolsonaro.
Amália Barros, era formada em jornalismo e se destacou na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, especialmente na causa da visão monocular, da qual ela mesma era portadora. Arthur Lira elogiou sua atuação e decretou um dia de luto pela sua morte na Câmara dos Deputados