A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou, nesta sexta-feira (1º), os requisitos de aeronavegabilidade para o modelo EVE-10, carro voador desenvolvido pela Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer. Com essa portaria, a Anac estabelece a base regulatória necessária para a certificação da aeronave, que terá produção em Taubaté, no Vale do Paraíba, e já acumula mais de 2.900 pedidos, totalizando R$ 80 bilhões em intenções de compra.
Os critérios publicados especificam que a aeronave deve atender a exigências rigorosas quanto à estrutura, controle, propulsão e sistema de baterias. Além disso, a Eve precisará definir uma velocidade mínima segura para diferentes condições de voo e fornecer informações precisas sobre decolagem e pouso. A Anac também requer que o veículo seja manobrável e controlável sem que os pilotos precisem de habilidades excepcionais.
Esse conjunto de regras representa um passo essencial no processo de certificação, dada a inovação tecnológica envolvida no projeto. Como ainda não há regulamentação específica para este tipo de aeronave, a Anac iniciou uma consulta pública em dezembro de 2023, convidando empresas, autoridades e o público a contribuírem com o processo. Ao todo, foram recebidas 297 sugestões, que ajudaram a moldar os critérios de certificação, alinhando-os às melhores práticas internacionais.
Após a definição dos requisitos, o próximo estágio envolve a aprovação dos planos de certificação e a comprovação do cumprimento desses critérios pela Eve. A última etapa será a verificação dos requisitos atendidos, antes que a certificação final seja emitida.
Critérios-chave para o EVE-10:
•A aeronave deve operar de forma estável e segura em todas as configurações e condições, tanto em solo quanto em voo, evitando oscilações ou vibrações perigosas.
•O design deve impedir que portas e saídas se abram acidentalmente em voo, a menos que comprovado que isso não representa risco.
•Cada ocupante deve ter proteção contra condições adversas em voo, solo e pouso de emergência.
•A estrutura deve resistir a impactos com aves de até 1 kg, permitindo pouso seguro após o impacto.
•O acesso para evacuação deve ser claro e acessível de dentro e fora do veículo.
•Deve garantir um ambiente de ar seguro e respirável para os ocupantes, mesmo em falhas operacionais.
•Materiais e construção do motor devem minimizar riscos de incêndio, e os motores devem suportar ingestão de chuva, gelo e granizo sem falhas.
Com esses critérios definidos, a Eve segue para as fases de aprovação de planos e testes, com vistas a iniciar operações em um mercado cada vez mais voltado para mobilidade aérea urbana.