Anderson Farias anuncia que prefeitura de São José dos Campos vai contratar mais guardas municipais

O prefeito Anderson Farias (PSD) em uma força de ação está concluindo o estudo da Prefeitura de São José dos Campos para a preparação do edital de concurso público para ampliar o efetivo da GCM (Guarda Civil Municipal). O edital será publicado até 10 de maio deste ano.

A seleção é destinada a candidatos com nível médio completo e com idade entre 18 e 30 anos (o edital trará mais informações).

A GCM tem cerca de 400 agentes, homens e mulheres, 160 deles ou 40% do seu efetivo foram contratados na atual gestão. A ampliação do efetivo, a modernização e valorização está prevista no Plano de Gestão 2021-2024.

Investimentos

A Prefeitura já começou a obra para a construção da nova sede da GCM, na Vila Industrial. A nova sede terá academia de formação, refeitório, salas de audiência virtual, corregedoria, sala de gerenciamento de crise, alojamentos, salas operacionais e um estande virtual de tiro virtual.

A GCM atua 24 horas nas ruas de São José dos Campos em operações de segurança, ordenamento urbano, coibindo vandalismo e perturbação do sossego. É considerada uma das mais modernas e capacitadas guardas do Estado.

Em março, num investimento de R$ 645 mil, a Prefeitura entregou uma nova remessa de armas para a Guarda Civil Municipal. Ao todo, são 80 pistolas e 7 carabinas de calibre 40, 8 espingardas calibre 12, 2 lançadores de granadas e munições.

A expectativa é também investir em obras de ampliação e modernização do centro de treinamento da corporação, na região norte da cidade.

Em 2022, a GCM recebeu novos armamentos –pistolas Glock.40, espingardas calibre 12 e Carabinas.40 para uso nos patrulhamentos e ações específicas. Este ano, a frota de carros elétricos será renovada.

A Prefeitura também investe em novos fardamentos, coletes à prova de balas, câmeras para os uniformes, drone, motos e bikes.

São José Unida

Criado pela Prefeitura em 2017, o programa São José Unida integra a Guarda Civil Municipal, DFPM (Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais), agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Detran-SP, numa força-tarefa para prevenir e reduzir os índices de criminalidade.

Os resultados se refletem na queda dos indicadores criminais da cidade, os menores da história.

Avaliação

Há 1 ano e 6 meses, a GCM de São José é a mais bem avaliada pela população entre 15 cidades de grande porte do Estado de São Paulo, segundo pesquisa do Indsat, que mede a satisfação da população com serviços públicos.

A Guarda Civil Municipal é preparada e qualificada para proteger e servir nossa cidade.

WhatsApp
Facebook
Twitter