Foto: Reprodução

Bolivianos vão às urnas hoje em eleição marcada por disputa acirrada

A Bolívia realiza neste domingo (17) uma das eleições mais aguardadas dos últimos anos. Os eleitores escolherão presidente, vice-presidente, além de senadores e deputados para o próximo mandato de cinco anos.

A corrida presidencial está polarizada entre o ex-presidente Jorge “Tuto” Quiroga, de 65 anos, que concorre pela Alianza Libre representando a direita, e o empresário Samuel Doria Medina, de 66, da Alianza Unidad Nacional, ligado à centro-direita.

Pesquisas de intenção de voto indicam um cenário de equilíbrio, com Doria Medina aparecendo à frente em grande parte dos levantamentos, enquanto uma sondagem coloca Quiroga em primeiro. A diferença, no entanto, é considerada empate técnico.

Será a primeira vez que a Bolívia poderá ter um segundo turno presidencial, previsto para 19 de outubro, caso nenhum candidato alcance a maioria absoluta.

A eleição ocorre em meio a forte pressão econômica, marcada por inflação elevada e falta de produtos básicos, fatores que tornam a recuperação econômica o principal desafio para quem assumir o Palácio Quemado.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter