A Câmara Municipal de São José dos Campos realizou esta semana na noite de segunda-feira (3) sessão solene para a entrega do título de Cidadão Joseense aos deputados paulistas Carlos Cezar e Jefferson Campos. Os decretos legislativos 10/22 e 15/22 de concessão das honrarias, aprovados por unanimidade, foram apresentados pelo vereador Marcelo Garcia (PTB) em reconhecimento ao trabalho comunitário dos homenageados na vida pública e religiosa.
Carlos Cezar da Silva nasceu em Douradina, interior do Paraná, é advogado e pastor da igreja Quadrangular. Deputado estadual por São Paulo desde 2011, é fundador e coordenador da Frente Parlamentar Evangélica da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Sua atuação política inclui ações sociais em prol da Associação de Apoio aos Fissurados Lábio-Palatais e Associação Guadalupe, ambas de São José dos Campos.
Natural de Ourinhos (SP), Jefferson Campos, aos 18 anos, já seguia os passos do pai como pastor da igreja Quadrangular, em Sorocaba. Em paralelo ao ministério pastoral, o homenageado seguiu a trajetória política e hoje, como deputado federal, tem auxiliado em ações na área da saúde que contemplaram os hospitais locais José de Carvalho Florence e Santa Casa. Em 2020, foi premiado com o título “Deputado Amigo dos Hospitais do Câncer”, por sua atuação na área.
O autor da honraria comentou sobre os homenageados da noite: “É um sonho realizado colocar essas proposituras na Câmara Municipal. Eles são a minha inspiração para me tornar vereador na cidade. Os pastores Jefferson Campos e Carlos Cezar representam a fé, representam o povo de Deus. O Brasil pode ser laico, mas nós somos cristãos.”
Homenageado, o pastor Carlos Cezar ressaltou a importância do momento e comemorou: “Hoje é um dia de festa, de celebração. Tantas palavras bonitas foram ditas aqui, são palavras que nos fazem relembrar as lutas que tivemos e pensar ‘valeu a pena’”.
Já o pastor Jefferson Campos, que também recebeu a honraria, destacou a gratidão pelo momento: “Não é a riqueza que vai te tornar feliz. É a gratidão que vai te tornar abençoado. Aqui vocês têm uma pessoa de coração feliz, de alma feliz. Estou feliz por ser cidadão joseense.”
A cerimônia foi acompanhada por parentes, amigos e autoridades que lotaram o plenário e a galeria da Câmara. Ao lado do vereador Marcelo Garcia (PTB), que presidiu a sessão, estavam o prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias, e os representantes da igreja Quadrangular: pastor João Amarildo, secretário estadual de Administração e Finanças, pastor José Roberto, conselheiro estadual e superintendente da região 745, pastor Lucas Flores, superintendente da região 531, pastor Rafael Augusto, superintendente da região 724, pastora Adrieny Lopes Garcia, esposa do vereador autor da proposta, e pastora Bruna Flores, esposa do pastor Lucas Flores.
A sessão solene ainda contou com apresentação musical da Orquestra do Batalhão da Polícia Militar.