Na sessão ordinária desta quinta-feira (13), a Câmara Municipal de São José dos Campos aprovou, por unanimidade, o projeto de decreto legislativo 63/2024, de autoria da vereadora Amélia Naomi (PT), que concede o título de Cidadão Joseense ao advogado e escritor Rodrigo Cabrera Gonzales. A honraria reconhece a relevante contribuição de Cabrera à coletividade, especialmente no campo jurídico, literário e cultural.
Rodrigo Cabrera Gonzales, renomado advogado e escritor, que já concorreu a uma vaga na Academia Brasileira de Letras, tem formação em Direito pela Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE) e pós-graduação em Sociologia, História e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Sócio fundador do escritório Cabrera Gonzales Advogados, é reconhecido por sua atuação em áreas como Direito Tributário, Direito Político-Eleitoral e Direito de Energia. Além disso, Cabrera é autor de 14 livros e diversos e-books corporativos, abordando temas de Direito, justiça e sociedade.
Entre suas obras mais destacadas estão “Desenvolvimento Econômico Municipal” (2023), “Golpe de Estado” (2018) e “Manual do Devedor Tributário”, que já está em sua 2ª edição e 8ª tiragem. Recentemente, publicou “Embriaguez ao Volante” e “Amores Líquidos, Relações Afetivas e Dilapidação de Patrimônio – Violência Patrimonial”. Sua vasta produção literária inclui ensaios, crônicas, artigos e poemas, demonstrando um compromisso com a disseminação de conhecimento e reflexão sobre questões sociais e jurídicas.
A trajetória de Rodrigo Cabrera também inclui contribuições para a comunicação e a cultura. Foi apresentador e diretor de núcleo da extinta Rede Mundial de Televisão (2005-2011), em parceria com a Fundação José de Paiva Netto. Como membro vitalício da Academia Joseense de Letras, desde 2013, instituição que presidiu, Cabrera tem promovido o fortalecimento da produção cultural e literária no Vale do Paraíba.
A concessão do título de Cidadão Joseense a Cabrera reflete não apenas sua trajetória profissional e literária, mas também seu impacto na sociedade joseense ao longo de sua carreira. A honraria reforça o reconhecimento do município aos cidadãos que dedicam seus talentos e esforços à construção de uma comunidade mais justa e integrada.