Foto: SABESP

Cetesb aplica multa de R$ 900 mil à Sabesp por morte de peixes no Paraíba

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) penalizou a Sabesp em R$ 900 mil devido a falhas identificadas na Estação de Tratamento de Esgoto ‘Lava-Pés’, em São José dos Campos, que resultaram na morte de peixes no Rio Paraíba do Sul.

Segundo a companhia ambiental, a deficiência no tratamento de esgoto foi apontada como a causa principal do impacto ambiental, que afetou trechos do rio entre São José e Caçapava. O episódio foi detectado em novembro, e um relatório com as conclusões da investigação foi emitido na última terça-feira (17).

A situação foi oficialmente comunicada ao Conselho de Meio Ambiente de São José dos Campos e ao CBH-PS (Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul), que já acompanham o caso.

Investigações e novas mortes

Os primeiros registros de peixes mortos no Rio Paraíba do Sul surgiram em 15 de novembro, levando a Cetesb a realizar uma série de inspeções ao longo dos trechos entre Jacareí e Caçapava. Técnicos realizaram coletas de água em diversos pontos e verificaram possíveis fontes de poluição, incluindo indústrias da região, mas nenhuma irregularidade foi encontrada inicialmente.

No entanto, após novos registros de mortandade no final de novembro, especialmente na região de Caçapava, as vistorias foram intensificadas. A situação gerou maior pressão do Comitê das Bacias do Rio Paraíba do Sul, que cobrou respostas rápidas da Cetesb.

Posição da Sabesp

Até o momento, a Sabesp não se pronunciou sobre o caso. O espaço permanece disponível para a manifestação da empresa.

Com informações da rádio CBN Vale.

WhatsApp
Facebook
Twitter