A Defesa Civil de Taubaté contabilizou 72 acionamentos pelo telefone 199 em menos de 24 horas, após o forte temporal que atingiu a cidade na tarde de quarta-feira (18). O levantamento foi atualizado na manhã desta quinta (19) e reúne ocorrências relacionadas aos estragos provocados por rajadas intensas de vento.
Segundo o balanço, a maior parte dos atendimentos envolveu queda de árvores, com 56 registros. Houve ainda 11 chamados para vistorias em edificações ou vias públicas e cinco ocorrências relacionadas à queda de estruturas.
O temporal atingiu 18 bairros, com maior concentração de relatos em regiões como Jardim das Nações, Vila IAPI, Parque São Luís, Esplanada Santa Terezinha e Vila São José. As rajadas foram classificadas como vendaval, com estimativas entre 88 km/h e 102 km/h, intensidade suficiente para causar destelhamentos e derrubar estruturas mais vulneráveis.
O Plano Municipal de Contingências segue em operação, com equipes de diferentes secretarias e apoio da concessionária de energia para normalizar os serviços. Em situações de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193), além de acompanhar os alertas severos enviados aos celulares.

