Foto: Reprodução

Deputada Carla Zambelli passa mal em audiência na Itália e é levada a hospital

A audiência de custódia da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), realizada nesta quarta-feira (13) na Corte de Apelação de Roma, foi interrompida após a parlamentar sentir-se mal. De acordo com o advogado brasileiro de Zambelli, Fabio Pagnozzi, ela recebeu atendimento médico ainda no local e, em seguida, foi levada de ambulância para um hospital da capital italiana.

A defesa da deputada tinha expectativa de que o encontro pudesse reavaliar a manutenção de sua prisão, determinada pelo Judiciário italiano no início do mês. Antes da audiência, Zambelli enviou uma carta a familiares pedindo que aliados pressionassem o ministro da Justiça da Itália, Carlo Nordio, para que tomasse uma decisão favorável ao seu caso.

Presa desde o fim de julho, quando foi localizada em um apartamento no bairro Aurélio, em Roma, após quase dois meses foragida da Justiça brasileira, Zambelli está detida no presídio feminino de Rebibbia, onde há superlotação. Sua prisão foi ordenada em junho pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), com base no tratado de extradição firmado entre Brasil e Itália.

A deputada foi condenada pela Primeira Turma do STF a dez anos de prisão e à perda do mandato por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e falsidade ideológica. O processo de extradição pode se estender de um a dois anos, segundo especialistas.

WhatsApp
Facebook
Twitter