O estado de Minnesota, nos Estados Unidos, foi palco de uma tragédia neste sábado (14), quando a deputada estadual democrata Melissa Hortman e seu marido, Mark, foram assassinados em um ataque a tiros que as autoridades classificam como tendo motivação política.
O crime ocorreu nas primeiras horas do dia e abalou a cena política local. Melissa, que era presidente da Câmara estadual e figura de destaque entre os democratas, foi morta juntamente com o marido em circunstâncias ainda sob apuração. O governador Tim Walz, visivelmente consternado, declarou que o estado perdeu “uma grande líder” e ressaltou que os indícios apontam para um assassinato premeditado e com motivação ideológica.
Em um segundo atentado, ocorrido horas depois, o senador estadual John Hoffman e sua esposa, moradores de Champlin, também foram alvejados. Ambos passaram por cirurgias após serem baleados várias vezes. O governador afirmou estar “cautelosamente otimista” quanto à sobrevivência do casal, apesar da gravidade dos ferimentos.
O autor dos crimes teria se disfarçado de policial para se aproximar das vítimas e fugiu após confronto com agentes de segurança. As buscas seguem em larga escala na região.
Tim Walz condenou com veemência os ataques, afirmando que a democracia se baseia no diálogo pacífico, e não na violência armada. “Não se resolvem diferenças políticas com armas”, declarou o governador.