Durante inauguração do Hospital Regional em Cruzeiro nesta quinta-feira (5), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que o Governo de São Paulo está conduzindo os estudos e o desenho do projeto para prolongar a rodovia Carvalho Pinto, uma reivindicação antiga de moradores e lideranças do Vale do Paraíba.
A proposta em avaliação prevê que a via seja estendida a partir de Taubaté e avance até Aparecida em uma primeira etapa. Em um segundo momento, o traçado poderá seguir até Cachoeira Paulista, com foco em melhorar o acesso ao turismo religioso e criar uma alternativa de fluxo à Via Dutra, especialmente em períodos de maior movimentação.
A confirmação foi feita no mesmo dia em que o governador esteve na cidade para a inauguração do Hospital Regional Circuito da Fé e Vale Histórico, empreendimento que, segundo o governo estadual, recebeu R$ 230 milhões em investimentos. No evento, Tarcísio destacou que a ampliação da rodovia é vista como estratégica para reduzir gargalos de tráfego, apoiar a mobilidade regional e impulsionar a economia ligada ao Circuito da Fé.
Projeto executivo e próximos passos
O Estado já havia sinalizado avanço nessa pauta em setembro do ano passado, quando foi autorizada a contratação do projeto executivo do prolongamento. Na ocasião, o vice-governador Felicio Ramuth (PSD) informou, em agenda na região, que a concessionária Ecopistas foi liberada para contratar estudos técnicos, estruturar o planejamento da obra e definir fornecedores — um processo preparatório antes do início efetivo dos trabalhos.
A previsão apresentada é de que a execução não comece de imediato, com estimativa de abertura do canteiro daqui a cerca de dois anos, dentro de um investimento calculado em R$ 3,8 bilhões. A Artesp avalia um modelo para adequar o contrato de concessão e permitir que a Ecopistas assuma o futuro trecho, incorporando os novos aportes e obrigações de investimento.

