Foto: Reprodução

Embraer fecha contrato bilionário com Avelo Airlines para fornecimento de jatos E195-E2

A Embraer anunciou nesta quarta-feira (10) a venda de 50 aeronaves E195-E2 para a companhia aérea norte-americana Avelo Airlines, em um acordo estimado em US$ 4,4 bilhões (cerca de R$ 23,7 bilhões), de acordo com o valor de lista da fabricante. O contrato inclui ainda opção de compra de outras 50 unidades.

As entregas estão previstas para começar no primeiro semestre de 2027, marcando a estreia da maior aeronave comercial já produzida pela Embraer no mercado dos Estados Unidos.

Com a aquisição, a Avelo se tornará a primeira empresa aérea norte-americana a operar o E195-E2, considerado o jato mais avançado da família E2. A frota será utilizada para complementar os Boeing 737 NGs já em operação, aumentando a eficiência e a flexibilidade da malha aérea da companhia, que hoje se destaca pela alta pontualidade em território norte-americano.

Eficiência e novos mercados

Segundo a Embraer, o modelo oferece desempenho diferenciado em pistas curtas graças ao sistema E2TS (Enhanced Takeoff System), tecnologia exclusiva da fabricante brasileira. A inovação permitirá à Avelo expandir sua atuação em aeroportos regionais e explorar novos destinos nos EUA. Além disso, o jato conta com maior alcance, baixo consumo de combustível e redução de ruído, características que favorecem tanto a expansão da malha quanto a sustentabilidade das operações.

Repercussão

Andrew Levy, fundador e CEO da Avelo, afirmou que o E195-E2 será peça-chave no crescimento da companhia. “Estamos entusiasmados em trazer para os Estados Unidos o melhor narrowbody de pequeno porte do mercado. Nossos clientes vão perceber a diferença em conforto, espaço e eficiência, enquanto garantimos uma malha aérea mais competitiva e moderna”, disse.

Já Arjan Meijer, presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial, ressaltou o impacto do contrato. “O E195-E2 é um divisor de águas para as companhias que buscam rentabilidade aliada a uma melhor experiência para os passageiros. A escolha da Avelo reforça a liderança do E2 em sua categoria”, afirmou.

 

 

WhatsApp
Facebook
Twitter