A primeira mulher trans da história a ser eleita deputada federal por São Paulo, o estado mais populoso do país toma posse no próximo dia 1 de fevereiro na Câmara em Brasília. Com mais de 250 mil votos recebidos e uma das 10 candidaturas mais votadas de SP.
Em 2020, Erika já havia feito história ao ser a mulher mais votada para vereadora de todo o país. Com mais de 50 mil votos, foi também a primeira mulher trans a ocupar um mandato no parlamento da capital paulista.
Iniciativas pioneiras, como a CPI da Transfobia e o Observatório da Fome de São Paulo, foram fundamentais para levar para o centro do debate assuntos historicamente negligenciados pelo poder público e apresentar propostas concretas a eles.
Erika Hilton, infelizmente, sofreu uma série de ameaças à sua vida durante o exercício de seu mandato parlamentar. Assim como tantas outras parlamentares mulheres, negras e LGBTs do PSOL pelo Brasil, teve que conviver com as seguidas ameaças vindas de quem não suporta a mudança da fotografia do poder. Mas não recuou um milímetro em suas pautas!
Hilton foi eleita uma das “100 mulheres mais inspiradoras e influentes do mundo em 2022” pela BBC, foi destaque do “Next Generation Leaders”, da Revista Time, e foi reconhecida pela ONU como uma das pessoas negras mais influentes do planeta.