Foto: Ricardo Stuckert – PR

Ex-ministra de Lula, Márcia Lopes volta ao primeiro escalão do governo no Ministério das Mulheres

A nova ministra das Mulheres é Márcia Lopes, paranaense de Londrina com longa carreira no serviço público e forte ligação com as políticas sociais. Nomeada nesta segunda-feira (5) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Márcia retorna à Esplanada dos Ministérios, onde já atuou durante o segundo governo Lula, como titular do Desenvolvimento Social e Combate à Fome em 2010.

Assistente social por formação, graduada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e mestre pela PUC-SP, Márcia também lecionou na UEL e construiu sua trajetória política dentro do Partido dos Trabalhadores. Entre 2004 e 2008, teve papel central no Ministério do Desenvolvimento Social, ocupando cargos estratégicos, como secretária-executiva e secretária nacional de Assistência Social. Na esfera municipal, foi vereadora e secretária de Assistência Social em Londrina, além de ter disputado a prefeitura da cidade em 2012.

Sua nomeação reforça o perfil técnico e político da atual gestão para a pasta das Mulheres, criada novamente após ter sido desmembrada no governo anterior. A substituição de Cida Gonçalves por Márcia Lopes já era esperada e se insere em um conjunto de mudanças promovidas por Lula em seu ministério, com vistas a recompor o diálogo com segmentos específicos da sociedade — neste caso, o eleitorado feminino. Esta é a 12ª troca ministerial desde o início do atual mandato.

Com o retorno de Márcia ao primeiro escalão, o governo busca reafirmar o compromisso com políticas de equidade de gênero e com a defesa dos direitos das mulheres, em um cenário marcado por desafios sociais e disputas políticas intensificadas às vésperas de 2026.

WhatsApp
Facebook
Twitter