O vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, representou o governo estadual no 9° Congresso Internacional Freemind, realizado em Serra Negra, e destacou os avanços nas políticas públicas sobre drogas implementadas em São Paulo. O evento, um dos maiores da América Latina no campo de prevenção, tratamento e reinserção social de dependentes químicos, reúne especialistas e gestores públicos até o dia 1° de novembro.
À frente da coordenação das políticas sobre drogas, Ramuth enfatizou a regulamentação da Lei nº 17.183, de 2019, como uma das primeiras ações da gestão. “Quando assumimos o governo, não havia uma lei efetiva sobre políticas de drogas”, afirmou o vice-governador, destacando a importância dessa regulamentação para a implementação de ações concretas voltadas à prevenção, acolhimento e tratamento de dependentes. Entre essas ações estão programas que integram assistência social e saúde, em parceria com comunidades terapêuticas e instituições especializadas.
Ramuth também ressaltou a criação do HUB de Cuidados em Crack e Outras Drogas, localizado no centro de São Paulo. Em operação há um ano e meio, o HUB já realizou mais de 42 mil atendimentos e encaminhou 17.716 usuários para hospitais especializados e comunidades terapêuticas. “O HUB é um equipamento público que já demonstrou sua eficácia, oferecendo um trabalho essencial no acolhimento e tratamento dos dependentes químicos”, destacou Ramuth.
Sob a coordenação de Ramuth, o governo paulista também ampliou as vagas em hospitais e casas terapêuticas e lançou os Espaços Prevenir, que oferecem suporte psicoemocional, fortalecendo vínculos familiares e prevenindo recaídas. Além disso, o Conselho Estadual sobre Drogas (CONED), com participação social ativa, tem sido fortalecido para aprimorar ações de prevenção, tratamento e reinserção social dos dependentes. Essas iniciativas reafirmam o compromisso do governo paulista com políticas públicas humanizadas e efetivas, promovendo autonomia e melhoria na qualidade de vida dos dependentes.