Mesmo foragida da Justiça e com ordem de prisão expedida pelo Supremo Tribunal Federal, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) voltou a aparecer — não fisicamente, mas por meio de um vídeo publicado por sua mãe, Rita Zambelli em compartilhamento com seu filho, João Zambelli, nas redes sociais. A gravação, que convoca apoiadores para um ato no próximo sábado (29) na Avenida Paulista, é lida por especialistas como uma provocação direta ao ministro Alexandre de Moraes, relator de ações penais contra bolsonaristas no STF.
Zambelli, que teve seu paradeiro desconhecido, embora afirme estar na Itália, desde a decretação da prisão, voltou ao noticiário ao convocar — de forma indireta — seus apoiadores para tomar a Paulista em “nome dos exilados”. A expressão, utilizada no vídeo publicado por sua mãe, reforça a retórica de perseguição política que a extrema direita vem adotando em resposta às investigações conduzidas pelo Supremo.
O trecho do vídeo diz: “Minha filha, Carla Zambelli, tem um pedido e um recado a vocês: 29/06 todos na Paulista. Hoje, são vocês que me representam”, numa clara tentativa de manter aceso o capital político da deputada mesmo fora do Brasil.