O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) assumiu a presidência da República, na noite deste domingo, pela primeira vez, assim que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou o espaço aéreo brasileiro. Também atual titular do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alckmin concorreu ao Paláciok do Planalto em 2006 e 2018, mas foi derrotado nas duas tentativas.
O presidente Lula viajou para a Argentina, onde se encontrará com o presidente Alberto Fernández, na segunda-feira, e participará de uma reunião de líderes latino-americanos e caribenhos na terça-feira. No dia seguinte, à noite, ele embarcará para o Uruguai.
Alckmin, historicamente ligado ao PSDB, aceitou ser vice na chapa de Lula, do PT, em uma manobra que surpreendeu a todos. Nas últimas décadas, os dois políticos estiveram em lados opostos
Médico anestesista, nascido em Pindamonhangaba, foi quatro vezes governador de São Paulo, vice-governador, deputado federal, deputado estadual, prefeito de Pindamonhangaba e vereador.
O último político nascido na RMVale a ocupar interinamente a presidência da República foi o ex-presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha, natural de Caraguatatuba, que assumiu o posto em substituição também a Lula em 2004.