O Governo de São Paulo lançou nesta quinta-feira (22), no Palácio dos Bandeirantes, a marca CULTSP, que representa a produção cultural e artística do estado e reforça a diversidade e o protagonismo paulista no setor.
Durante o evento, também foi formalizada a nova denominação da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. O decreto assinado pelo governador Tarcísio de Freitas visa promover a pluralidade cultural como força empreendedora e fortalecer a cadeia produtiva do setor na geração de emprego e renda nos 645 municípios paulistas.
“Nós estamos dando um passo pequeno, singelo e simbólico mudando o nome da secretaria. Mas o nome diz muito porque aponta para o objetivo, diz onde a gente quer chegar e é o direcionador da política pública. Tenho certeza que a gente está deixando claro onde queremos chegar. Quando a gente fala em cultura, economia e indústria criativa, no final das contas a gente está falando de emprego e transformação de realidades”, afirmou o governador.
“Nós estamos aqui para dar oportunidade a quem não tem, porque talento o nosso povo tem. Todo mundo tem talento e dom, basta agora a gente identificar esses talentos, desenvolver esses talentos e ligar esses talentos a oportunidades. É isso o que a secretaria vai fazer e é por isso que estou otimista com o futuro de São Paulo. Viva a cultura do estado de São Paulo”, acrescentou Tarcísio.
A cerimônia teve a participação do secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, e dos secretários estaduais Marilia Marton (Cultura, Economia e Indústria Criativas), Guilherme Afif Domingos (Projetos Estratégicos), Lais Vita (Comunicação) e Raul Christiano (secretário em exercício de Justiça e Cidadania), além de parlamentares, gestores públicos e representantes da comunidade artística – entre eles, Mauricio de Souza, criador da Turma da Mônica e um dos mais importantes nomes da indústria cultural da América Latina
“Em todo o estado de São Paulo e, naturalmente, em todo o Brasil, existe uma ampla cadeia produtiva. Muitos profissionais atuam nos bastidores e desempenham um papel fundamental. A mudança no nome da secretaria busca promover a pluralidade cultural como força empreendedora, potencializando e garantindo ainda mais oportunidades”, disse a secretária Marilia.
A pasta também fez o lançamento da nova Marca da Cultura para o Estado de São Paulo e apontou as oportunidades da cultura e da indústria criativa como um dos pilares do desenvolvimento econômico regional e projeção nacional para o setor.
CULTSP
Com a nova marca CULTSP, as ações do Governo de São Paulo para promoção de atividades e equipamentos artísticos e culturais ganham uma roupagem mais moderna e inovadora. CultSP pretende valorizar a identidade de São Paulo como polo cultural e de economia criativa do Brasil e um dos mais importantes do mundo.
A identificação valoriza a pluralidade de estilos e vertentes da música, teatro, cinema, artes plásticas e eventos paulistas, colocando lado a lado o aspecto cosmopolita e predominantemente urbano das regiões metropolitanas às tradições interioranas ligadas ao campo, às celebrações religiosas e ao cenário sertanejo.
O objetivo do Governo do Estado também é reforçar a identidade de São Paulo como principal polo cultural e de economia criativa do Brasil e um dos mais importantes do mundo. O uso da inovação e da tecnologia em espetáculos e em equipamentos culturais como museus e bibliotecas também será reforçado nas ações da gestão paulista.