Foto: Reprodução

Guarda Civil de Jacareí celebra 65 anos e anuncia reforço de mais de 30 novos integrantes

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Jacareí comemorou nesta sexta-feira (31) seus 65 anos de fundação com uma cerimônia marcada pela valorização da história da corporação e pela expectativa de renovação do efetivo. Durante o evento, foi anunciado o chamamento de mais de 30 novos guardas, que em breve integrarão o quadro da instituição.

A solenidade ocorreu na sede da GCM e reuniu atuais e antigos servidores, além de representantes do Poder Judiciário e Legislativo, das polícias Civil, Científica e Militar, da Força Aérea, do Exército e de corporações de cidades vizinhas, como São José dos Campos, Caçapava, Taubaté e Bertioga.

Ao todo, 32 candidatos aprovados em concurso público iniciarão o curso de formação, que terá duração aproximada de seis meses. O treinamento contemplará módulos de segurança pública, técnicas de patrulhamento, mediação de conflitos e defesa comunitária, preparando os novos agentes para atuar em diferentes setores da cidade.

Neste ano, a Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão inaugurou o COI 2.0, centro de monitoramento com cerca de 200 câmeras distribuídas por pontos estratégicos do município, reforçando a vigilância nas vias de acesso. Jacareí também se tornou a primeira cidade da RMVale a integrar o programa Muralha Paulista, que permite o uso de tecnologia de reconhecimento facial da Polícia Civil do Estado.

Com aproximadamente 200 guardas ativos, a GCM de Jacareí é uma das mais antigas do Estado de São Paulo. Criada em 31 de outubro de 1960, a corporação se mantém como referência regional em patrulhamento preventivo e ações comunitárias, incluindo o programa Semeadores da Paz, desenvolvido pelo Centro de Ações Preventivas.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter