A vice-prefeita de São Bernardo do Campo, Jessica Cormick (Avante), assumiu oficialmente o comando do Executivo municipal nesta quinta-feira (14), após decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo que determinou o afastamento imediato do prefeito Marcelo Lima (Podemos).
O afastamento é consequência da Operação Estafeta, deflagrada pela Polícia Federal para apurar suspeitas de corrupção e lavagem de dinheiro na administração pública. Além de ser obrigado a deixar o cargo, Marcelo Lima usará tornozeleira eletrônica e teve decretadas medidas como a quebra de sigilos bancário e fiscal.
As ações da PF se estenderam por São Bernardo, Santo André, Mauá, Diadema e também pela capital paulista, com o cumprimento de duas prisões preventivas e 20 mandados de busca e apreensão. A investigação teve início em julho deste ano, quando agentes apreenderam R$ 14 milhões em espécie, entre reais e dólares, com um servidor municipal apontado como integrante do esquema criminoso.
Além do prefeito afastado, também são alvos o presidente da Câmara Municipal, Danilo Lima (Podemos), e o suplente de vereador Ary José de Oliveira (PRTB). Os investigados poderão responder por organização criminosa, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.
Enquanto durar o afastamento, Jessica Cormick ficará à frente da gestão da cidade, assumindo a responsabilidade por conduzir a administração municipal em meio ao impacto político e institucional causado pela operação.