Jorginho Mota, vereador de Guarulhos, é o primeiro político autista eleito no Brasil

O vereador de Guarulhos Jorginho Mota (AGIR) nas eleições de 2020 foi o primeiro político com Transtorno do Espectro Autista (TEA), condição que altera o desenvolvimento neurológico, sobretudo, marcada por desafios de interação social e comunicação, eleito no Brasil. Nas eleições obteve 2073 votos pelo PTC. Aos 45 anos, é casado, nascido em Guarulhos e pai de dois filhos.

“Hoje nós temos dois milhões de autistas no Brasil e percebemos que falar de políticas públicas e atender essa demanda não é fácil. Em Guarulhos estamos com 15 mil crianças, aproximadamente, diagnosticadas com TEA. Porém, ainda não temos esses números comprovados. Justamente porque o censo que seria realizado pelo IBGE em 2020, com a vinda da pandemia acabou não acontecendo”, afirmou o vereador.

Mota descobriu o transtorno há pouco mais de três anos, após o diagnóstico do filho e passou a entender o motivo de sua timidez e a dificuldade de frequentar ambientes com muitas pessoas. “Eu, por exemplo, descobri que eu era autista através do meu filho, Téo Jorge, que hoje está com cinco anos e também tem o mesmo nível e grau que eu. Quando criança eu fui diagnosticado com síndrome do pânico, porque eu não conseguia, por exemplo, ficar em um elevador com muita gente. Se antigamente a medicina fosse melhor voltada para o autismo, como hoje, certamente eu teria um diagnóstico precoce. Essa minha questão de gostar das coisas sempre muitas organizadas, a mudança para o autista é muito difícil e para mim, a mudança sempre foi muito difícil”, declarou ele.

De acordo com o vereador, hoje, ele não só defende a bandeira do TEA, mas, também serve de exemplo para os pais e as crianças em que o autismo está sendo trabalhado. “Me surpreende eu ter chegado aonde menos poderia imaginar. Venho de uma família humilde e ocupo uma das 34 cadeiras da segunda maior cidade do Estado de São Paulo.”, afirmou ao site Guarulhos Hoje em abril de 2022.

WhatsApp
Facebook
Twitter