Foto: Cláudio Vieira – PMSJC

Jovens de 31 países começam a jornada de estudos espaciais

Cerca de 100 estudantes estrangeiros estão em São José dos Campos, onde participam do SSP (Space Studies Program), promovido pela ISU (International Space University), em parceria com a Prefeitura, o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).

São jovens do Brasil e de outros 30 países dos 5 continentes que estarão juntos durante 9 semanas de imersão interdisciplinar em cursos, palestras e outras atividades acadêmicas da 35ª edição desse programa de estudos espaciais, que ocorre a cada ano numa cidade selecionada. Considerado o mais abrangente da área, ele oferece treinamento àqueles que serão futuros líderes da comunidade aeroespacial internacional.

A abertura oficial foi realizada na segunda-feira (26), no Parque Tecnológico, com a recepção dos participantes e dirigentes da ISU. Estiveram presentes autoridades públicas e representantes de empresas e orgranizações. Durante a cerimônia, os alunos entraram com as bandeiras dos respetivos países, como é tradição em eventos anteriores. Também houve apresentação de música e dança típicas brasileiras. A foto oficial foi produzida na parte da tarde, em frente ao Arco da Inovação, onde alunos, professores e todo o staff aproveitaram para tirar selfies selfies com a estrutura de fundo.

“O sonho se transformou em realidade e São José dos Campos e o Estado de São Paulo estão sediando o mais importante evento de espaço do mundo”, disse o governador em exercício, Felicio Ramuth. “Que todas sejam felizes nessa jornada e possamos aproveitar as melhores experiências desse evento, único na história do nosso país.”

Dirigindo-se aos estudantes, a presidente da ISU, Pascale Ehrenfreund, agradeceu a todos pelo suporte e enalteceu a organização do evento na cidade. “Bem-vindos a bordo. SSP 23, muitas pessoas têm dito, não é só um programa. Ele realmente enriquece vossa experiência, e eu espero que vocês cuidem da própria carreira e também da amizade ao longo da vida.”

Até o dia 25 de agosto, o SSP23 reunirá professores, estudantes, astronautas e líderes mundiais de agências espaciais em São José. Mais informações no site do programa.

Foto oficial dos coordenadores da SSP26 | Adenir Britto/PMSJC

SSP (Space Studies Program)

Organizado pela ISU (International Space University), o SSP é considerado o maior evento de estudos espaciais do mundo, oferecendo o mais importante e completo programa de treinamento do setor.

É um programa intensivo em todas as áreas de conhecimento do espaço com duração de 9 semanas e 1.000 horas de conteúdo acadêmico.

Realizado todos os anos em um local diferente ao redor do mundo, esta será a 35ª edição do SSP e a primeira vez que terá o Brasil como sede.

Durante o evento, deverão circular por São José dos Campos cerca de 500 pessoas de 30 países diferentes, entre cientistas, astronautas, pesquisadores e executivos de empresas e agências ligadas ao setor espacial.

O Inpe e o ITA submeteram, em conjunto com a Prefeitura de São José, a proposta para sediar o SSP 2023.

O evento também tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, AEB (Agência Espacial Brasileira), DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e da Força Aérea Brasileira.

VÍDEO

 

WhatsApp
Facebook
Twitter