Foto: Divulgação

Lula lidera intenções de voto e venceria Bolsonaro em eventual nova disputa, indica Datafolha

Se a eleição presidencial ocorresse hoje, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria reeleito com vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL), segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (5) pela Folha de S.Paulo. O levantamento mostra o petista com 36% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro aparece com 30%. A diferença está fora da margem de erro, que é de dois pontos percentuais.

O instituto entrevistou 3.054 pessoas maiores de 16 anos entre os dias 1º e 3 de abril, em 172 municípios. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) surge com 12%, seguido por Pablo Marçal (PRTB), com 7%, e Eduardo Leite (PSDB), com 5%. Brancos, nulos e indecisos somam 11%.

Cenários sem Bolsonaro

Mesmo ausente por estar inelegível até 2030, o nome de Bolsonaro foi substituído em outros cenários pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e por aliados como o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL). Em todas essas projeções, Lula mantém a dianteira.

No cenário com Tarcísio, Lula lidera com 35%, seguido pelo governador paulista com 15%. Ciro e Marçal aparecem empatados com 11%. Já Michelle Bolsonaro registra 15% das intenções de voto, atrás dos 35% do atual presidente. Eduardo Bolsonaro, em simulação própria, tem 11%, enquanto Lula segue no topo com os mesmos 35%.

Outros nomes testados, como Ratinho Junior (PSD), Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União) e Eduardo Leite (PSDB), variam entre 2% e 6% das intenções de voto.

Disputa sem Lula e Bolsonaro

Quando os dois principais nomes são excluídos da pesquisa, o quadro mostra maior equilíbrio. Ciro Gomes lidera com 19%, seguido por Tarcísio de Freitas (16%) e Fernando Haddad (PT), atual ministro da Fazenda, com 15%. Pablo Marçal soma 12% e Ratinho Junior, 7%. Nesse cenário, os três primeiros estão tecnicamente empatados, considerando a margem de erro.

Voto espontâneo e avaliação do governo

Na intenção espontânea de voto — quando o entrevistado cita espontaneamente em quem pretende votar — Lula aparece com 20%, seguido por Bolsonaro com 14%. Tarcísio e Ciro têm 1%, assim como respostas genéricas como “no atual”, “no PT” ou “no candidato do PT”. A maioria (52%) ainda não sabe em quem votar.

Em relação à avaliação do governo Lula, 29% consideram a gestão boa ou ótima, enquanto 38% classificam como ruim ou péssima. O restante dos entrevistados avalia o governo como regular ou não soube opinar.

WhatsApp
Facebook
Twitter