O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demitiu o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e nomeou Magda Chambriard para assumir o cargo, informou o jornal “O Globo”. Chambriard, que já foi diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP) durante o governo Dilma Rousseff, assumirá o posto após Prates se despedir de seus diretores na tarde desta terça-feira.
A demissão de Prates ocorre após meses de embates internos na Petrobras, onde os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se opunham à sua permanência no cargo. No início de abril, aliados do presidente Lula afirmaram que ele comunicou sua intenção de demitir Prates, e chegaram a sondar o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, sobre a possibilidade de sucedê-lo na função.
A crise que levou à saída de Prates teve como foco a decisão do conselho da Petrobras de reter os recursos disponíveis para dividendos extraordinários, medida defendida pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, mas contestada por Silveira e Costa. Lula defendeu que a empresa utilizasse o dinheiro para investimentos, e a crise se intensificou com as críticas públicas do ministro de Minas e Energia à posição de Prates.
Em março, Lula participou de duas reuniões no Palácio do Planalto com ministros, diretores e conselheiros da Petrobras, onde defendeu sua posição. No fim de abril, a assembleia de acionistas aprovou a distribuição de 50% dos dividendos extraordinários, com aval do presidente.