Morre Cel. Oliveira Junior, ex-comandante dos Bombeiros do Vale e conselheiro do EC Taubaté

Faleceu aos 86 anos o ex-comandante do Corpo de Bombeiros do Vale do Paraíba, coronel Antonio Joaquim de Oliveira Junior. Ele liderou o 11º Grupamento dos Bombeiros, que abrange toda a região, e sua morte foi confirmada nesta terça-feira (15). A causa do falecimento não foi divulgada e ainda não há detalhes sobre velório e sepultamento.

Coronel Oliveira Junior era pai do coronel Oliveira Neto, que atualmente é candidato a vice-prefeito na chapa de Sérgio Victor (Novo) em Taubaté. Em uma mensagem nas redes sociais, Oliveira Neto expressou sua gratidão pelas condolências recebidas e destacou o carinho e respeito demonstrado por todos em relação a seu pai. “Nosso pai se foi. Muito obrigado pelas mensagens de pesar. É um grande consolo ver como nosso pai era amado e respeitado”, afirmou.

O Esporte Clube Taubaté também lamentou a morte do coronel, destacando sua atuação como conselheiro vitalício e seu comprometimento com o clube. Em comunicado, o Taubaté ressaltou a importância de Oliveira Junior em momentos de dificuldade, elogiando sua capacidade de liderança e experiência militar para ajudar na superação de desafios.

Legado de Liderança e Encontro com o Papa

Oliveira Junior teve uma carreira marcada por importantes feitos na região. Ainda como tenente, chegou a dirigir a equipe profissional do Taubaté durante quatro partidas no Campeonato Paulista da Primeira Divisão de Acesso em 1967. Mas um dos momentos mais emblemáticos de sua trajetória ocorreu em 1980, quando comandava o 11º Grupamento dos Bombeiros e teve a oportunidade de conhecer o papa João Paulo II durante sua visita ao Brasil.

Na ocasião, durante uma missa celebrada pelo papa em Aparecida, Oliveira Junior organizou a logística para o transporte da imagem de Nossa Senhora Aparecida, e aproveitou a oportunidade para presentear o pontífice com um capacete de bombeiro em louça, gravado com a inscrição “Papa João Paulo II”. Em retribuição, o papa abençoou Oliveira Junior e todos os bombeiros brasileiros, gesto que marcou profundamente a vida do coronel. Três meses depois, o Vaticano enviou uma fotografia registrando o momento em que o papa recebia o presente.

Uma página dedicada aos bombeiros homenageou o coronel, destacando sua contribuição à corporação e o legado que ele deixa para as futuras gerações. “As tarefas da profissão sempre trazem ligações importantes, sejam elas a de salvar uma vida ou a de receber a benção daquele que, um dia, se tornaria Santo. Obrigado, comandante, pela brilhante carreira, por tudo que sempre fez pela nossa Corporação. Hoje o senhor já se juntou à nossa Guarnição Celestial, mas a sua história e seu legado permanecerão”, escreveu a homenagem.

Com a partida de coronel Antonio Joaquim de Oliveira Junior, o Vale do Paraíba perde um importante líder e exemplo de dedicação, tanto no comando dos bombeiros quanto na defesa das tradições e valores do Esporte Clube Taubaté.

WhatsApp
Facebook
Twitter