Constantino de Oliveira Júnior, empresário que fundou a Gol Linhas Aéreas e presidia o conselho de administração da companhia, morreu na manhã deste sábado, 24 de janeiro de 2026, em São Paulo, aos 57 anos. Ele estava internado na capital paulista e tratava um câncer. 
Criada em 2001, a Gol nasceu sob a condução de Constantino como primeiro CEO e se tornou um marco na aviação comercial brasileira ao popularizar o modelo de baixo custo e tarifas mais acessíveis, ampliando o acesso ao transporte aéreo e mudando o patamar de competição no setor. 
Antes do projeto da Gol, ele construiu trajetória no grupo Comporte Participações, ligado ao transporte terrestre de passageiros. Em 2004, passou a integrar o conselho de administração da companhia aérea, função que acumulou com a chefia executiva até 2012. A partir daí, deixou a operação do dia a dia e permaneceu no comando do conselho até sua morte. 
Além da atuação na Gol, Constantino também esteve entre os fundadores do Grupo ABRA, holding criada em 2022 que reúne ativos de aviação na região e controla a Gol (Brasil) e a Avianca (Colômbia). 
Fora do ambiente corporativo, era conhecido como entusiasta do automobilismo e chegou a competir na Porsche Cup. 

