Morreu neste domingo (22) aos 64 anos, na capital paulista, João Octaviano Machado Neto, ex-secretário de Logística e Transportes do estado de São Paulo. Segundo a assessoria de imprensa, João Octaviano lutava contra um câncer há quatro anos e sua morte foi causada por falência múltipla de órgãos.
Natural de São Paulo, nascido em 1958, João Octaviano se formou engenheiro civil na Escola de Engenharia Mauá e seguiu carreira na administração pública como técnico e gestor. Sua atuação era focada em áreas como logística, habitação, tecnologia e transporte urbano.
Antes de ser secretário estadual de Logística e Transportes, cargo que ocupou nas gestões de João Doria e Rodrigo Garcia, João Octaviano foi presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego, em 2017, e secretário municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo até final de 2018.
Entre os cargos anteriores de destaque, ocupou a Secretaria Executiva do Programa de Parceria Público-Privada para a Habitação e duas vezes a Presidência da PRODAM, empresa de economia vinculada à Prefeitura de São Paulo
Octaviano foi professor de planejamento urbano, tecnologia da informação e gerenciamento de crises na mesma faculdade por onde se formou, a Escola de Engenharia Mauá.