Morre Renato Rabelo, ex-presidente do PCdoB

Renato Rabelo, dirigente histórico do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e presidente nacional da sigla entre 2001 e 2015, morreu na manhã deste domingo, 15 de fevereiro de 2026, em São Paulo, aos 83 anos. De acordo com o partido, ele enfrentava um câncer havia cerca de três anos. 

O velório está marcado para segunda-feira, 16 de fevereiro, das 8h às 12h, no Palácio do Trabalhador (Rua Galvão Bueno, 782, bairro da Liberdade, na capital paulista). A cerimônia de cremação será reservada a familiares e convidados. 

Trajetória política

Nascido em 22 de fevereiro de 1942, em Ubaíra (BA), José Renato Rabelo iniciou a militância no movimento estudantil e chegou à vice-presidência da UNE durante a ditadura militar. Nos anos 1970, atuou na direção da Ação Popular Marxista-Leninista (APML), grupo que posteriormente se incorporou ao PCdoB; após a repressão que atingiu a organização e o partido naquele período, viveu no exterior e retornou ao Brasil com a anistia, em 1979. 

Ao assumir a presidência do PCdoB em 2001, Rabelo conduziu a legenda por 14 anos, período em que o partido integrou a base de apoio dos governos Lula e Dilma Rousseff. Depois, passou a atuar na Fundação Maurício Grabois, ligada ao PCdoB, tornando-se mais tarde presidente de honra da instituição, segundo registros do partido. 

Repercussão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou uma homenagem nas redes, afirmando que a democracia brasileira perdeu um de seus nomes marcantes e lembrando a convivência em momentos como as Diretas Já e campanhas eleitorais. 

WhatsApp
Facebook
Twitter