Na sessão não deliberativa desta segunda-feira (27), os senadores fizeram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas de um ataque a faca em uma escola pública de São Paulo (SP). A homenagem foi sugerida pelo senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP). Ele lamentou a tragédia e exaltou a importância da educação. Para Marcos Pontes, é preciso “um olhar mais cuidadoso com as escolas”, desde a infraestrutura até questões de segurança. O senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), que presidia a sessão, lamentou a morte da professora Elizabeth Tenreiro e pediu a pronta recuperação dos feridos.
O ataque ocorreu logo no início da manhã, na Escola Estadual Thomazia Montoro, que fica no bairro Vila Sônia, na capital paulista. Um aluno de 13 anos esfaqueou a professora Elizabeth e outras cinco pessoas: três professores e dois alunos. A professora, de 71 anos, chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. Os outros feridos foram encaminhados a hospitais da região. O adolescente autor do ataque foi imobilizado por uma professora até a chegada dos policiais. Ele foi apreendido e encaminhado a uma delegacia.
Vários senadores foram às redes sociais lamentar o ocorrido. O senador Giordano (MDB-SP) disse que “tamanha tragédia nos deixa sem palavras”. Aos familiares da professora Elizabeth e dos outros feridos, ele externou seus “profundos sentimentos”. A senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) se disse “chocada” com o ataque e registrou sua “solidariedade às famílias, aos alunos” e seus “pêsames aos entes da professora Elisabete Tenreiro, que faleceu”. A senadora ainda pediu que “as autoridades apurem o caso com atenção e que as vítimas recebam todo o acolhimento”.
Fonte: Agência Senado