A Diocese de São José dos Campos comunicou com pesar, nesta segunda-feira (21), o falecimento do padre José Cândido Pereira, aos 81 anos. Com 46 anos dedicados ao sacerdócio, o religioso viveu seus últimos anos na casa paroquial da Paróquia de Sant’Ana, na região norte da cidade. A causa da morte não foi divulgada.
Natural de Carmo de Minas (MG), nascido em 24 de fevereiro de 1944, padre José Cândido formou-se em Filosofia pela Universidade do Vale do Paraíba (Univap), entre 1971 e 1974, e concluiu os estudos teológicos na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, na capital paulista, entre 1975 e 1978.
Sua ordenação diaconal ocorreu em 17 de fevereiro de 1979, pelas mãos de dom Antônio José do Couto, na Paróquia São Judas Tadeu, em São José dos Campos. Pouco tempo depois, em 1º de maio do mesmo ano, foi ordenado presbítero, na Matriz São José, também por dom Couto. Como lema de vida presbiteral, escolheu a frase: “Consumir ao assumir”.
Ao longo de sua trajetória, exerceu o ministério em diversas comunidades da Diocese. Atuou como pároco em São Bento do Sapucaí (1979-1982), São Francisco Xavier, Bonsucesso e outras localidades, além de ter sido vigário paroquial por mais de duas décadas na Paróquia São José. Entre 2006 e 2018, esteve à frente da Matriz São José, uma das mais tradicionais da cidade. Atualmente, era cooperador na Paróquia de Sant’Ana.
O velório ocorre nesta segunda-feira, a partir do meio-dia, na Paróquia de Sant’Ana, situada na Praça Monsenhor Luiz Gonzaga Alves Cavalheiro, em Santana. A Missa Exequial está marcada para as 15h e, logo após, às 16h30, o sepultamento será realizado no Cemitério Diocesano Horto da Paz, no centro de São José dos Campos.
“Unimo-nos em prece, confiantes de que o Senhor o acolhe com misericórdia e luz. Que sua memória inspire gerações futuras de padres e leigos”, declarou a Diocese em nota oficial.