O Parque Natural Municipal Augusto Ruschi (PNMAR) foi oficialmente reinaugurado nesta sexta-feira (24). Com aproximadamente 243 hectares de vegetação, o parque é uma das principais Unidades de Conservação (área natural protegida) de Proteção Integral do Município, protegendo o bioma Mata Atlântica e fauna silvestre abundante com várias espécies endêmicas e ameaçadas.
O Parque suspendeu as atividades de visitação em virtude da realização de obras de reforma das estruturas físicas, melhorias de acessibilidade e instalação de sistema de saneamento dos sanitários, além de um biodigestor, equipamento que transforma os resíduos sólidos orgânicos (restos de alimentos, cascas de ovos e de vegetais, dejetos animais, entre outros), em biogás, energia renovável que é canalizado para uso na cozinha.
As estruturas do Parque, que datam da década de 70, passaram por reforma, contemplando revisão completa do sistema elétrico e hidráulico das estruturas da sede; reforma integral e implantação de sistema de saneamento dos sanitários de visitantes; do Centro de Estudos, que abrigará pesquisadores, bem como de todo o espaço para receptivo dos visitantes e partes da área administrativa da Unidade.
Em breve os agendamentos serão retomados, após a conclusão da capacitação de novos guias e monitores que viabilizem a retomada do uso público e demais atividades no Parque.
O Parque
O PNMAR oferece oportunidade de turismo ecológico e contemplação, educação ambiental e realização de pesquisas científicas, além da melhoria da qualidade de vida de moradores do entorno e visitantes. Conta, ainda, com patrimônio histórico preservado: primeiro sistema de captação, tratamento e abastecimento público municipal auxiliando na manutenção da biodiversidade local e regional.
O patrimônio natural do PNMAR presta muitos serviços ambientais como: proteção de parte do ecossistema, da fauna, flora e seu habitat; produção e proteção dos recursos hídricos e abastecimento do lençol freático; proteção de áreas com risco de erosão e movimento de massa e controle de cheia, inundação, alagamento e enxurradas; regulação microclimática e auxílio na recuperação atmosférica, filtrando o ar poluído; proteção de beleza cênica; oportunidade de recreação, educação ambiental e realização de pesquisas científicas, além da melhoria da qualidade de vida de moradores do entorno e visitantes.
O PNMAR ainda faz parte de um mosaico de áreas protegidas das esferas federal, estadual e municipal que protege parte do município de São José dos Campos e uma extensão da Serra da Mantiqueira.
A gestão do Parque Augusto Ruschi, de atribuição da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, conta com o apoio de um Conselho Gestor – CGPNMAR, órgão de caráter consultivo e representação paritária (mesmo número de membros do Poder Público e da sociedade civil) com atribuições de acompanhar a implementação do Plano de Manejo do Parque, promover articulações, analisar documentos, manifestar-se sobre atividades e empreendimentos potencialmente poluidores no entorno do Parque, pela avaliação, proposição e pelo acompanhamento de atividades e projetos que se destinam à consolidação do Parque Natural e regulação dos usos em sua Zona de Amortecimento.
A sede do Parque Natural Municipal Augusto Ruschi está localizada na Estrada Municipal Antônio Ferreira da Silva (SJC-338), nº 1000 – Bairro Costinha.
Pesquisas
As Unidades de Conservação de Proteção Integral da categoria Parque possuem três objetivos principais e um deles é a realização de pesquisas científicas. O PNMAR estimula a realização de estudos por pesquisadores e estudantes de graduação ou pós-graduação em seu território e entorno, em consonância com o Plano de Manejo e seu Programa de Pesquisa e Monitoramento – o qual visa conhecer e avaliar as condições ambientais do Parque e identificar alterações – contribuindo para a avaliação e realização de ajustes pela gestão da Unidade.
O PNMAR teve seu Centro de Estudos reformado com aquisição de móveis e equipamentos, revisão de identidade visual para sinalização indicativa e interpretativa das trilhas – com realização de estudo de viabilidade – e está sendo equipado para propiciar a realização de atividades Didáticas como reuniões técnicas, aulas, seminários e práticas diversas.
O Centro conta ainda com um pequeno alojamento (dormitório, sanitários com duchas e copa) que pode ser utilizado para pernoites por pesquisadores que desenvolvam estudos no Parque ou estudantes em disciplinas de campo.
Os estudos realizados, até o momento, estão relacionados, sobretudo, a aspectos da fauna silvestre do Parque, mas o PNMAR apresenta enorme potencial para realização de trabalhos científicos, considerando seu patrimônio natural e histórico.
A riqueza da avifauna do PNMAR está comprovada pelos vários colaboradores que se dedicam à atividade de Observação de aves e que percorrem as trilhas e espaços abertos do Parque em busca de registros e imagens.
Uma consulta ao e-bird sobre os registros feitos por pesquisadores e birdwatchers nos oferece a dimensão da riqueza de aves do Ruschi.
No âmbito do Conselho Gestor do PNMAR foi criada uma Câmara Técnica Permanente de Pesquisa, formada por conselheiros e convidados, que se reúne para analisar, debater e construir o Plano de Ação de Pesquisa do Parque, o qual envolve a avaliação e adequação de procedimentos para autorização de pesquisa, definição de aspectos prioritários de pesquisa para a Unidade, ações de comunicação científica, dentre outras questões relativas ao tema.
As pesquisas realizadas no PNMAR contam com procedimento de análise e autorização pela gestão da Unidade e validação pela CTP de Pesquisa. O interessado deve seguir os passos:
- Ler as Normas de Autorização;
- Fazer o preenchimento do Formulário de solicitação;
- No Formulário, para indicação do item relacionado ao critério prioritário por temas, basta consultar o arquivo de Aspectos Prioritários de Pesquisa e Monitoramento;
- Juntar as licenças que forem necessárias;
- Enviar para o e-mail do PNMAR e aguardar análise e emissão do Termo de Autorização.
Os mesmos passos devem ser seguidos para solicitação de autorização visando à realização de atividades Pedagógicas ou de Extensão.