Foto: Reprodução

Partidos pró-Europa formam governo na Romênia e lançam candidato único à presidência

Quatro partidos alinhados aos valores europeus anunciaram, nesta segunda-feira (23), a formação de um novo governo na Romênia, em resposta ao crescimento da extrema-direita e à anulação do último pleito presidencial. O líder do Partido Social-Democrata (PSD), Marcel Ciolacu, foi nomeado primeiro-ministro pelo presidente Klaus Iohannis, que está no fim de seu mandato.

O país enfrenta uma grave crise política após o Tribunal Constitucional anular as eleições realizadas no início de dezembro, citando graves irregularidades no processo eleitoral. No primeiro turno, o candidato de extrema-direita Calin Georgescu, crítico da União Europeia e da Otan, surpreendeu ao liderar a votação.

O novo governo será liderado pelo PSD, que recebeu 22% dos votos nas últimas eleições parlamentares, com o apoio do Partido Nacional Liberal (PNL), do UDMR, representando a minoria húngara, e do grupo de minorias étnicas GPMN. Os líderes das quatro legendas decidiram lançar um candidato único para a próxima disputa presidencial: Crin Antonescu, um político liberal de 65 anos e ex-presidente do Senado.

Marcel Ciolacu destacou que a prioridade do governo será restaurar a estabilidade e proteger os valores democráticos, em consonância com os compromissos do país junto à União Europeia e à Otan. A nova coalizão terá o desafio de organizar um novo pleito, reconstruindo a confiança pública abalada pelo recente caos político.

WhatsApp
Facebook
Twitter