A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (12), uma operação nas cidades de Areias e Bananal, no Vale do Paraíba, visando desarticular um grupo criminoso suspeito de irregularidades em contratos administrativos na Prefeitura de São José do Barreiro. A investigação aponta o desvio de recursos públicos com utilização de funcionários fictícios e empresas de fachada.
Segundo a PF, os empresários investigados, ligados ao setor de construção civil, movimentaram quase R$ 2 milhões em apenas sete meses, entre novembro de 2019 e maio de 2020, por meio de 713 transações financeiras fracionadas, uma prática usada para dificultar a fiscalização. Os recursos desviados foram direcionados para empresas vinculadas aos investigados, mas registradas em nome de terceiros.
As apurações indicam ainda transações financeiras suspeitas envolvendo servidores públicos de outras cidades da região. Além disso, há indícios de que parte dos valores desviados foi utilizada para fins eleitorais, o que motivou a emissão de dois mandados de busca e apreensão pela 250ª Zona Eleitoral de São Paulo.
Caso as suspeitas sejam confirmadas, os envolvidos poderão ser processados por fraude em licitações, peculato e falsidade ideológica eleitoral.