Foto: Reprodução

PF prende Lê Braga, prefeito de São José do Barreiro, por utilização indevida de carro oficial

Na noite de domingo, 18 de fevereiro, Alexandre de Siqueira Braga, o prefeito de São José do Barreiro, SP, e filiado ao PSD, mais conhecido como Lê Braga, foi detido pela Polícia Federal. A prisão ocorreu enquanto o prefeito regressava do Carnaval na Bahia, utilizando para seu transporte veículos oficiais financiados com recursos federais.

O flagrante aconteceu no trecho de Pindamonhangaba da Rodovia Presidente Dutra, e Lê Braga foi encaminhado para a delegacia da Polícia Federal em Cruzeiro, SP. A operação foi motivada por denúncias anônimas que indicavam a viagem do prefeito para Porto Seguro, BA, na última quarta-feira, 14, a bordo de uma van da Secretaria Municipal de Saúde, percorrendo cerca de 300 km até o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com custos cobertos por verba federal.

A investigação da Polícia Federal monitorou o retorno do prefeito, que desembarcou no Aeroporto de Congonhas por volta das 20h de domingo. Após o desembarque, ele, a esposa e um outro casal utilizaram um carro oficial para a viagem de volta, sendo interceptados no pedágio de Moreira César, em Pindamonhangaba.

Em depoimento, o motorista, um funcionário público, confirmou que transportou o prefeito e mais sete pessoas até o aeroporto em uma van da Secretaria de Saúde e que a viagem de volta foi realizada em um veículo menor da prefeitura, devido à necessidade de transporte de apenas um casal adicional.

A Polícia Federal acusa Lê Braga de peculato, por supostamente desviar fundos públicos para uso pessoal. Desde sua prisão na noite de domingo, o prefeito encontra-se detido, aguardando a audiência de custódia em cela individual.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter