Foto: Reprodução

Prefeito de Belém reage e classifica fala de premier alemão como “arrogante e preconceituosa”

O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), rebateu nesta segunda-feira (17) declarações feitas pelo primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz, sobre a capital paraense após sua passagem pela cidade durante a Cúpula dos Líderes que antecedeu a COP30.

Merz esteve em Belém no dia 7 para reunião bilateral com o presidente Lula (PT) e anunciou que a Alemanha participará do TFFF (Fundo Florestas Tropicais para Sempre), criado pelo Brasil para remunerar a preservação de florestas tropicais — embora não tenha informado valores.

De volta ao país, durante discurso no Congresso Alemão do Comércio, o premier afirmou que perguntou a jornalistas que o acompanharam no Brasil quem gostaria de permanecer no país. “Ninguém levantou a mão”, disse. Em seguida, completou: “Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha […] especialmente daquele lugar onde estávamos.”

A fala repercutiu imediatamente. Em vídeo publicado nas redes sociais, Normando afirmou que as declarações foram “infelizes, arrogantes e preconceituosas” e não representam a percepção internacional sobre a cidade.

“Por onde a gente anda, há muita gente encantada com Belém — com nossas belezas naturais, nossa gastronomia e nossa história”, disse o prefeito. Ele ainda ressaltou o papel da Amazônia na regulação climática global. “A floresta ajudou o mundo inteiro a respirar. É preciso empatia para entender o que o povo amazônico constrói com equilíbrio e sustentabilidade.”

Normando encerrou a resposta com uma crítica direta ao premier: “Enquanto você vem com sua arrogância, nós vamos oferecer o nosso calor humano. Cada um dá o que tem.”

A COP30, realizada em Belém, vai até o fim do mês.

WhatsApp
Facebook
Twitter