Foto: Prefeitura Municipal de São José dos Campos

Prefeitura de São José dos Campos e DCTA recuperam monumentos no Parque Santos Dumont

Uma parceria entre a Prefeitura de São José dos Campos e o DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) tem possibilitado a manutenção de exemplares aeronáuticos em exposição no Parque Santos Dummont, na região central da cidade. O trabalho já começou e deve terminar até o aniversário da cidade (27 de julho).

No parque, estão uma réplica da aeronave 14 Bis, feita em aço escovado, um protótipo do avião Bandeirante, produzido pela Embraer, além de três maquetes dos foguetes da família Sonda. Todos serão lavados.

Segundo o major engenheiro da AME (Divisão de Mecânica) do IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço), Thiago Braido Nogueira de Melo, inicialmente todos os modelos serão lavados e passarão por pequenos consertos e pinturas. “Essa parceria vai modernizar alguns detalhes dos foguetes, bem como restaurar alguns detalhes das aeronaves.”

O 14 Bis receberá pintura em áreas que estão desgastadas com o tempo, bem como a recuperação de uma pequena fissura na asa e a placa do monumento. O Bandeirante receberá uma massa no nariz que está danificado e será pintada a plataforma onde ele está.

Após a lavagem, as maquetes da família Sonda serão lixadas e os adesivos antigos serão substituídos por novos, mais modernos e que com os logos mais recentes do DCTA e do IAE.

“Eles ficarão como são os atuais foguetes, inclusive a nova pintura seguirá os atuais modelos”, comentou o major Braido.

Um dos cartões-postais da cidade, o Parque Santos Dumont conta com área verde e de lazer, pista para caminhada ao redor do espaço, equipamentos de ginástica para prática de exercícios, quiosques, pista de skate, playground em vários pontos, jardim japonês e até escola infantil.

O parque é o mais antigo da cidade, aberto em 1971. O nome foi em homenagem ao pai da aviação Alberto Santos Dumont.

Reportagem: Rosi Masiero

WhatsApp
Facebook
Twitter